Não se trata de uma renovação estilística mas antes de uma reactualização mecânica e tecnológica que tornam o Audi Q4 e-tron ainda mais apetecível.
O SUV eléctrico e a sua contraparte Sportback beneficiam de novos motores, melhores equipamentos e uma suspensão reformulada.
As encomendas na Alemanha para ambas as propostas abrem na terça-feira, com um preço de entrada de 52.950 euros.
Suspensão reformulada
Dois anos passados sobre o lançamento do Q4 e-tron, o SUV mais compacto da Audi passa a contar em todas as versões com um motor síncrono de imã permanente no eixo traseiro.
O novo bloco oferece 210 kW (286 cv) e 550 Nm ao Q4 45 e-tron de tracção traseira, mais 21 cv do que na versão anterior.
A autonomia também aumentou para os 562 quilómetros no Sportback, graças à melhor gestão térmica e eficiência do novo motor eléctrico.
O topo de gama Q4 55 e-tron Quattro com tracção integral eleva a potência até aos 250 kW (340 cv), permitindo-lhe atingir os 100 km/hora em 5,4 segundos.
A nova afinação da suspensão, além de melhorar o conforto e a estabilidade em curva, rebaixa a carroçaria em 15 mm quando seleccionado o modo desportivo.
Carregamentos mais rápidos
A optimização da bateria de 82 kWh de capacidade bruta também permitiu melhorar a potência de carregamento em corrente contínua.
Estabelecida nos 175 kW nas variantes quattro de tracção integral, e de 135 kW nas de tracção traseira, bastam 28 minutos para carregar de dez a 80%.
A marca dos quatro anéis promete ainda um planeador de rotas mais avançado, que privilegia as estações de carregamento mais potentes.
Para além do pré-condicionamento térmico da bateria, um novo sistema de pós-condicionamento optimiza o seu arrefecimento após a recarga.
Mais equipamento de série
Novidade é o sistema de navegação, os bancos dianteiros aquecidos, e a abertura eléctrica da porta da bagageira passarem a ser de série.
No campo opcional, o assistente à mudança de faixa, combinado com a velocidade de cruzeiro adaptativo funciona agora acima dos 90 km/hora.
As actualizações também acrescentam uma nova identidade acústica ao SUV até aos 25 km/hora para alertar os peões da sua passagem.
As encomendas para o Audi Q4 e-tron e para a versão Sportback abrem terça-feira na Alemanha, com a entrada na gama a fazer-se a partir dos 52.950 euros.
Desconhece-se a chegada de ambas as variantes aos concessionários nacionais e por que preços.
Já segue o Aquela Máquina no Instagram?
Artigos Relacionados
Estes artigos podem interessar: